Projeto Corredores Ecológicos recebe visita dos seus principais apoiadores‏

Representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), principais apoiadores do Projeto Corredores Ecológicos, realizaram entre os dias 14 e 17 deste mês uma visita para avaliar as ações de parceria ocorridas durante os últimos quatro anos. Eles percorreram áreas de abrangência do projeto no Corredor Central da Mata Atlântica nos estados da Bahia e do Espírito Santo.

Na Bahia, o encontro foi realizado no Ecoparque de Una, sul do estado. Trata-se de uma unidade de conservação de proteção integral com 23.404 hectares, composta por uma faixa costeira com áreas de restinga e manguezal e extensas áreas de mata atlântica. O parque foi criado pelo Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (Iesb) e pela Conservação Internacional do Brasil.

Segundo a diretora de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marianna Pinho, o Projeto Corredores Ecológicos é hoje o único em execução para proteção da Mata Atlântica na Bahia, com intervenções importantes na área de fiscalização e gestão de unidades de conservação e na articulação entre os órgãos para ações integradas.

O Sistema de Proteção Legal da Mata Atlântica (Sisprot), executado pelo Ministério Público em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e Ibama, prevê a construção de bases ambientais para a fiscalização e a integração entre os órgãos no compartilhamento de informações e consultas de processos on-line. Atualmente estão em funcionamento as bases de Amargosa, Valença e Teixeira de Freitas.

Ainda através do projeto foi possível fortalecer e apoiar os conselhos gestores das unidades de conservação, com a elaboração de planos de manejo do Parque Estadual Serra do Conduru e das áreas de proteção ambiental (APAs) Itacaré, Serra Grande-Pratigi e Tinharé-Boipeba. Além disso, foram realizadas oficinas para averbação de reserva legal e conservação de áreas de preservação permanente (APPs).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s